Análise da letra Vento no Litoral - Legião Urbana

Resultado de imagem para alone on the beach

Você quer música pra ficar na bad? Temos também! kkk
Brincadeiras à parte, essa música é incrível e eu já chorei muito ouvindo ela, porque além da melodia conversar com você e te embalar como uma canção de ninar pra adultos, ainda a letra é um desabafo, é como uma conversa sozinha planejada.

Então segue a análise da letra Vento no Litoral da Legião Urbana, naquele esquema de sempre: letras em preto e análise em verde!




Vento No Litoral
Legião Urbana
Letras Terra

De tarde quero descansar    
Chegar até a praia e ver
Se o vento ainda está forte
E vai ser bom subir nas pedras
Sei que faço isso pra esquecer
Eu deixo a onda me acertar
E o vento vai levando tudo embora

Depois do trabalho a pessoa vai até a praia pra dar uma relaxada, esquecer os problemas, esquecer todos os sentimentos ruins e se distrair, aí entra no mar e deixa a onda acertar, assim toda essa imersão na natureza e no mar, junto com o vento, vai levando todo esse mal embora  

(Embora há outra análise que não posso deixar me mencionar um pouco mais mórbida, em que ele está entrando no mar pra cometer suicídio, aí dá pra entender que "agora está tão longe" pode dar a entender que ele está indo para o fundo e está bem longe da areia )

Agora está tão longe
Ver a linha do horizonte me distrai 
Dos nossos planos é que tenho mais saudade
Quando olhávamos juntos na mesma direção
Aonde está você agora além de aqui dentro de mim?

Olhar a linha do horizonte é calmante e ajuda na depressão (pesquisas e estudiosos dizem/já mencionaram isso em livros) 
Essa pessoa tem saudade dos planos que tinha com outra pessoa, do tempo que eram dois ao invés de um, logo se nota que essa pessoa está sozinha e não vê a outra faz tempo, mas ela ainda está dentro dele (o personagem da música) 

Agimos certo sem querer
Foi só o tempo que errou  Talvez aqui ele até concorde que os dois não iam dar certo juntos então eles podem ter acertado em se separar, porém o tempo errou (talvez a outra pessoa morreu e então a culpa foi do tempo)
Vai ser difícil sem você 
Porque você está comigo o tempo todo As lembranças da pessoa estão sempre com ele
E quando vejo o mar
Existe algo que diz
Que a vida continua e se entregar é uma bobagem  Aqui fica mais claro que ele quer dizer que embora ele esteja muito triste e desolado e tenha vontade de morrer, o mar mostra pra ele que a vida continua e que cometer um suicídio ou se entregar (ou seja, deixar de seguir em frente, morrer na praia, abandonar a vida de forma figurada, viver na depressão) é uma bobagem

Já que você não está aqui
O que posso fazer
É cuidar de mim  Aqui ele continua conversando sozinho e percebe que já que a outra pessoa se foi, o que ele pode fazer é cuidar dele. 
Quero ser feliz ao menos
Lembra que o plano era ficarmos bem
Ele quer ser feliz pelo menos, apesar disso tudo, e ele se lembra e tenta se justificar com a sua escolha de "abandonar o passado" com o plano de ambos ficarem bem.

Eieieieiei!
Olha só o que eu achei  Aqui ele fala sozinho, porém como se estivesse falando com a pessoa, como se ela estivesse ali. Porque quando uma pessoa ama outra, quer contar as coisas que passa, vive. 
Humrum
Cavalos-marinhos

Sei que faço isso pra esquecer   Aqui ele reafirma que está fazendo isso, de entrar no mar, olhar a linha do horizonte, sentir o vento bater, tudo isso ele faz pra esquecer e tentar abandonar essa dor da separação
Eu deixo a onda me acertar
E o vento vai levando tudo embora

No final toca um trecho de uma música católica infantil "oh meu bom Jesus que a todos conduz olhai as crianças do nosso Brasil" que é a música Canção da Criança de Francisco Alves. Não consegui entender a ligação, vou ficar devendo essa. Pesquisei e não achei. Se alguém achar por favor me mande nos comentários!! 

Uma outra pessoa fez uma análise e eu gostei da parte que ela menciona os cavalos marinhos, era algo que eu não conseguia entender mas fez bastante sentido:

"Essa parte é mais poética, mas ainda assim, por se tratar de "mar" e "litoral", Renato coloca os cavalos-marinhos dentro da letra. O que poucos percebem, é que segundo relatos, o cavalo-marinho pode manter relação "afetiva" de macho e macho, sem cumprir a ordem de casal, talvez Renato comparasse a situação dele e da terceira pessoa com os cavalos-marinhos. Ou então, o outro fato, de que cavalos-marinhos são os poucos animais fiéis ao seus parceiros, fazendo portanto, a ironia do relacionamento ter-se acabado."

E aí, gostou da análise? 

Komentar

Postingan populer dari blog ini

Análise de letra de música - Geni e o Zepelin - Chico Buarque

Análise da letra de música - Supercombo - Piloto Automático

Análise da letra de música - O vento - Los Hermanos