Análise da letra de música - O vento - Los Hermanos

Pra mim, a música do Los Hermanos que eu mais tenho dificuldade em analisar é O vento. Então, seguindo o pedido de um leitor do meu blog (Hugo Gabriel) segue a análise abaixo!
Naquele mesmo esquema de sempre, letras em preto e análise em verde!


Resultado de imagem para los hermanos vento
imagem via

O Vento
Los Hermanos
Letras via Letras Terra

Posso ouvir o vento passar
Assistir à onda bater     Podemos pensar aqui nas coisas que acontecem na nossa vida, ventos e ondas que vão e vem, que nós assistimos. Pessoas e situações passam por nós e alguns desafios e obstáculos podem bater em nós e nas pessoas a nossa volta.
Mas o estrago que faz  A gente até assiste, mas o estrago que alguns ventos e ondas fazem, não conseguimos ver
A vida é curta pra ver  Porque a vida é curta, então não conseguimos ver as consequências de todos os ventos e ondas nas vidas das pessoas. Assistimos de longe, vivenciamos poucas e compartilhamos poucas (embora muitas).

Eu pensei
Que quando eu morrer
Vou acordar para o tempo
E para o tempo parar  Ele pensou que quando ele morresse ele ia acordar e conseguir ver tudo através do tempo, já que após a morte, na concepção dele acaba a contagem de dias e ele acordaria para o tempo, ou seja, não seria dependente do tempo e poderia parar o tempo e viver onde quisesse
 Um século, um mês Ele poderia voltar há um século atrás ou há um mês atrás
Três vidas e mais Poderia acompanhar três vidas e mais, de pessoas que ele ama e poderia ver a vida delas
Um passo pra trás Ou até mesmo 1 passo para trás, a última coisa que ele fez antes de morrer, para reviver o momento
Por que será? Aí ele está imaginando ele neste momento: por que será que aconteceu isso ou aquilo? e aí ele iria pensar e raciocinar.
Vou pensar

Como pode alguém sonhar 
O que é impossível saber?  Aqui ele está pensando a respeito do que ele acabou de pensar. Como é que ele pode sonhar isso, se é impossível de saber se isso é verdade ou não, é apenas a imaginação da cabeça dele. Quem é que não se pega sonhando coisas impossíveis de se saber? 
Não te dizer o que eu penso  
Já é pensar em dizer  Essa frase é bem profunda. Quando as pessoas falam sem pensar, acabam magoando alguém, certo? Porém, não dizer o que se pensa, ou seja, guardar para si o pensamento, já é pensar em dizer. A pessoa não falou, mas pensou. É tão ruim quanto, entende? Porque a pessoa pensou naquilo, mesmo que não falou.
E isso, eu vi  E disso ele entende porque ele já viveu isso
O vento a leva  E agora o vento leva esse pensamento
Não sei mais 
Sinto que é como sonhar  Ele sente que isso é como sonhar. Quando a gente sonha, aquilo é quase real e palpável, mesmo que sonho.
Que o esforço pra lembrar  A pessoa se esforça tanto pra se lembrar dos sonhos para que as peças se encaixem e ela possa esquecer o sonho. E enquanto a pessoa não lembra fica aquela sensação de incompletude, até que a gente lembra o que sonhou, esquece e fica em paz.
É a vontade de esquecer
E isso por quê?  Aí ele se pergunta, por que isso? 
Diz mais E uma outra pessoa fala: diz mais (parece interessada nesta conversa brisada)

Se a gente já não sabe mais
Rir um do outro, meu bem  No começo do relacionamento a gente ri de tudo que a pessoa faz, até os erros. Só que com o passar do tempo a graça vai indo embora. Aí ele diz que se a gente já não sabe mais rir, o que resta é chorar. Porque talvez signifique que a relação acabou, está conflitada, sem graça.
Então o que resta é chorar e, talvez
Se tem que durar  E se tiver que durar o relacionamento ele vem renascido de amor e lágrimas, algum outro momento futuro ou no término
Vem renascido o amor
Bento de lágrimas

Um século, três
Se as vidas atrás
São parte de nós  As vidas que tivemos relações antes da pessoa atual são parte de nós. Uma vez que tenho ex namorados, eles deixaram uma parte deles em mim e eu deixei uma parte de mim neles. 
E como será?

O vento vai dizer Só com o tempo eles vão saber as respostas das indagações deles
Lento o que virá Mas vai demorar bastante, porque assim como o vento, o tempo também é leve e podem levar anos
E se chover demais Se ficar tudo muito triste após o término, 
A gente vai saber   Eles vão saber
Claro de um trovão   Tão claro como a claridade de um trovão, um acontecimento marcante 
Se alguém depois
Sorrir em paz
Só de encontrar   E depois de muito tempo afastados eles saberão que podem voltar se quando eles se encontrarem futuramente sorrirem em paz ao se encontrar


Essa música fala a respeito do casal quando "dá um tempo", ou seja, pede pra terminar por um tempo pra ver o que quer da vida antes de terminar realmente. Esse tempo pode variar entre horas, dias e semanas, até meses (Deus me livre que tenha tempo de anos, ninguém merece - se estão fazendo isso com você, cai fora!) 
Tem gente que tem medo de términos e entra em desespero, então dar um tempo é algo mais leve, pra não abalar tanto. E essa música, na minha interpretação, fala disso, sobre dar um tempo.
Como ele está muito sensível neste momento, começa a filosofar a respeito de morte com a amada, porque a situação é tão triste como a de um enterro, o enterro dos sentimentos vividos com a pessoa.
Só não consegui entender se é ele que está pedindo um tempo ou ela, ou os dois.

Espero que tenham gostado da análise!

Komentar

Postingan populer dari blog ini

Análise de letra de música - Geni e o Zepelin - Chico Buarque

Análise da letra de música - Supercombo - Piloto Automático