Análise de letra de música - Socorro - Arnaldo Antunes



Resultado de imagem para socorro arnaldo antunes
via Google

A análise de hoje é o pedido da leitora do meu blog Beatriz Almeida! Ela disse que é profunda demais para ser entendida de primeira, e aí topei o desafio! 

Então segue a análise da letra Socorro do Arnaldo Antunes, naquele esquema de sempre: letras em preto e análise em verde!

Socorro


Socorro, não estou sentindo nada.
Nem medo, nem calor, nem fogo,
Não vai dar mais pra chorar
Nem pra rir.
Socorro, alguma alma, mesmo que penada,
Me empreste suas penas.
Já não sinto amor nem dor,
Já não sinto nada.
Socorro, alguém me dê um coração,
Que esse já não bate nem apanha.
Por favor, uma emoção pequena,
Qualquer coisa.
Qualquer coisa que se sinta,
Tem tantos sentimentos, deve ter algum que sirva.
Qualquer coisa que se sinta,
Tem tantos sentimentos, deve ter algum que sirva.
Socorro, alguma rua que me dê sentido,
em qualquer cruzamento,
acostamento,
encruzilhada,
Socorro, eu já não sinto nada.
Socorro, não estou sentindo nada.

Compositores: Alice Ruiz Schneronk / Arnaldo Filho
Letra de Socorro © Warner/Chappell Music, Inc, Universal Music Publishing Group

Pelo que entendi da letra e melodia, é uma pessoa que está com sintomas de depressão. Apatia, desinteresse, ausência de sentimentos. Ou então uma pessoa que já morreu, mas como não temos como ver/sentir isso, talvez realmente seja uma pessoa que tem depressão e realmente é difícil de ter emoções, as coisas já não tem graça, a tristeza já não é mais como antes, já não saem lágrimas, a pessoa fica realmente sem emoções, apática e por isso algumas pessoas no ápice da depressão acabam cometendo ações como se cortar e até mesmo tentar suicídio, em busca de sentir algo. E as pessoas com depressão estão pedindo socorro porque não conseguem sair deste buraco emocional, porém muitas delas não conseguem nem ter voz ou vontade ou atitude de pedir ajuda (a maioria). Cabe a nós perceber e ajudar essas pessoas, porque a vida é linda e merece ser vivida com todas as emoções, alegrias e tristezas.

Se você precisa de ajuda e se sente como nesta música, não tenha vergonha ou medo de procurar um profissional, eu mesma já fui e vou ao psicólogo para tratar meus traumas e medos que acredito que todos têm, e hoje posso ajudar outras pessoas!

Já vi algumas análises em pesquisas no google que pode ser um manequim na vitrine da loja desejando ser uma das pessoas que passeia na rua, ou um usuário de droga que está em abstinência desejando sentir, ambas acredito que se enquadram bem na letra também!

Gostei muito desta análise aqui que estuda a anestesia da música. E esta aqui que estuda a parte gramatical e estudo da língua portuguesa da letra. 

Espero que tenham gostado!

Komentar

Postingan populer dari blog ini

Análise de letra de música - Geni e o Zepelin - Chico Buarque

Análise da letra de música - Supercombo - Piloto Automático

Análise da letra de música - O vento - Los Hermanos