Sinusectomia / Desvio de septo / Cirurgia / Carne esponjosa / Pré-operatório e pós-operatório: Dicas de como se recuperar bem da cirurgia

Bom dia gente ! Tudo bem ?
Estes dias não postei nada pois fiz uma cirurgia muito esperada (desde que eu nasci) e que finalmente deu certo ! 
Estou muito feliz mas o pós-operatório foi realmente tenso. 

Primeiramente eu tinha que fazer essa cirurgia porque nasci com um osso que tampava um canal respiratório (nós temos 3: duas narinas e uma boca) e isso me fez respirar 24 anos por uma narina só. Isso nunca foi algo que afetasse a minha vida pessoal no quesito amizades, emprego, namoro...beijar etc. Mas sempre tive probleminhas chatos, como gripe que demorava 1 mês pra passar, tonturas, dor de cabeça, sinusite sempre, garganta inflamada, ouvidos entupidos, além de ter que ficar assoando o nariz todo dia, toda hora (e o pequeno detalhe que o nariz entupido sempre ficava entupido, não importasse o quanto eu assoasse). 

Quando eu tinha 7 anos eu fiz uma cirurgia que colocou um caninho plástico e fiquei dois meses com este caninho (sofrendo bullying na escola e por causa disso meu maior crush nunca me deu um beijo, e só fui dar o primeiro beijo ao mudar de escola, no ensino médio kkkkkk ) mas não podia espirrar, e criança quando quer espirrar vai lá e espirra. Conclusão: o tratamento não deu certo. 

Depois de um tempo meus pais me colocaram num dentista muito top que disse que a boca era totalmente ligada com a respiração, e então corrigi meus dentes para respirar melhor (e realmente ajudou bastante).

E após todos estes anos eu acabei deixando este assunto pra lá... Fui atrás de estudar e trabalhar até chegar hoje, um momento da minha vida que, por ter um trabalho com convênio médico, me deu possibilidade de operar (graças à Deus!) e descobriu-se então que eu tinha, além do osso obstruindo, desvio de septo e carne esponjosa.

Foi muito bom tomar este passo pois era algo que eu tinha medo, então coisas boas aconteceram:
- Perdi o medo e fui com a coragem (e isso me deu coragem para outros aspectos da minha vida)
- Motivei pessoas que precisam fazer a mesma cirurgia e que também tinham medo

E após dez dias de operação, posso dizer que Sim! Deu certo! Faça você também!

E alguns passos pra isso:

Dicas para ter uma cirurgia saudável antes, durante e depois

- Não saia contando pra todo mundo
  Existem pessoas que têm o poder de te dar medo e te colocar pra baixo. Ouvi muitas coisas ao contar que ia operar, e confesso que seria melhor se não tivesse contado. Você quer motivos para entrar e fazer a cirurgia, e não motivos pra sair correndo e chorar de medo. Se o caso da tia do primo do parente da pessoa deu errado, fazer o quê? O seu caso não vai dar errado. O meu caso deu errado uma vez e mesmo assim eu estava confiante. E o meu caso é bem mais complexo que um simples desvio de septo. O meu teve osso da boca envolvido, muita dor de dente por conta disso e estou ótima e bem, me recuperando aos poucos.

- Não pesquise no google imagens 
  Eu sei que a curiosidade é grande, mas não faça isso. O Google tem imagem dos piores casos, e você ficará com medo. Uma vez pesquisei dor de cabeça e os resultados eram pessoas com tumor no cérebro, aranha que entrou pelo ouvido dormindo (what?) e a minha dor de cabeça era por ter trabalhado muito sem descanso (stress e fadiga).

- Tranforme em momentos
   Faça com que este momento seja especial, e transforme essa operação em um rito de passagem. Antes da cirurgia tire fotos de todos os ângulos do seu rosto, faça poses e cante, grave você falando. Depois da cirurgia acompanhe o dia a dia com mais fotos e vídeos. É muito gratificante ver a melhora dia a dia !

- Aproveite antes!
  Se você tem namorado(a) ou um rolo, beije muuuito (pq depois dói demais só de relar) e aproveite cada momento. Depois da cirurgia, para manter a chama do amor acesa, faça bastante massagem e carinho...porque primeiro: ele(a) está do seu lado e não te abandonou mesmo com a cara inchada (não ficou roxo! Yes). Beijar não dá. Sorry.

- Coma muita porcaria!
  Coisa dura, chiclete, carne, milho cozido, amendoim, chocolate e tudo o mais. Depois da cirurgia você só pode comer comida leve e fria ( pq o quente dá hemorragia e dói ) então você vai ficar na sopa fria, sorvete, açaí, sucos e água gelada.

- Vitamine-se
  Tome vitamina para não ficar com anemia. A gente perde muito sangue na cirurgia (eu até vomitei sangue. urg). Muito suco gelado, aqueles complementos vitamínicos... Etc.

E por último, a cirurgia em questão. Fui lá morrendo de medo né... Aí me deram um comprimido, eu fiquei meio mole. Então colocaram sorinho na veia (super normal, nada de medo, igual tirar sangue mas menos pior) e injetaram a anestesia no canal mesmo. 1 furo apenas na minha pele, eu dormi na hora, não senti nada, não vi nada, acordei 3 horas depois e fiquei deitada lá na maca. Recebi visitas, vi TV, super tranquilo! 

O que é mais ruim é o fato de respirar pela boca alguns dias. Você quer respirar pelo nariz, dá uma certa agonia e tristeza (chora bastante). Mas nestes dias eu fiquei em casa descansando, tomando muito açaí e sucos gelados, também fiz compressas geladas pra desinchar e com isso deu tudo certo !

Agora fotos da cirurgia (por favor não repassem , eu tô horrível):

look saindo do hospital kkkkkk horrível, eu sei.

essa gaze tinha que ser trocada toda hora, pois perdeu-se muito sangue (no meu caso)

minha cara de figurante do filme O Grinch


o máximo que deu pra sorrir 6 dias depois rsrs
e eu hoje (com filtro óbvio, que ainda não estou 100%):


Espero que tenham se sentido motivado(a)s a fazer esta cirurgia. Eu estou bem melhor e sei que logo respirarei 100%. Depois dessa vem a cirurgia plástica se precisar corrigir o nariz externamente...mas não sei, acho que está bom assim.

Beijo!


Komentar

Postingan populer dari blog ini

Análise de letra de música - Geni e o Zepelin - Chico Buarque

Análise da letra de música - Supercombo - Piloto Automático

Análise da letra de música - O vento - Los Hermanos